A ideia de escolher uma profissão para o resto da vida soa radical quando se analisa as inúmeras possibilidades que o mercado proporciona e, principalmente, a volatilidade do mundo, que acaba por impulsionar pessoas a expandirem seus horizontes e a descobrirem novas fronteiras para suas vidas pessoal e profissional. Com isso, um fenômeno que vem tomando conta do mercado de trabalho é a transição de carreira, um processo que tomou força após a pandemia, movimentando pessoas a buscarem novas saídas e oportunidades de viverem uma experiência ainda melhor com seu trabalho. Mas afinal, no que consiste a transição de carreira?
A transição de carreira nada mais é do que o movimento que uma pessoa faz em sua profissão, mudando sua área de atuação, seja por insatisfação com seu trabalho, por ausência de oportunidade no mercado, falta de perspectiva de crescimento ou fatores diversos. Os motivos que podem levar um indivíduo a buscar uma nova área de atuação são muitos e bastante individuais. Segundo uma pesquisa do Pagegroup, a falta de oportunidades no emprego atual movimentou cerca de 27% dos entrevistados com vivência de mercado a fazer uma transição. A insatisfação com a carreira também é apontada como fator chave para essa mudança, segundo a mesma pesquisa: 39% dos profissionais experientes entrevistados apontam fatores como salário defasado, ausência de condições de trabalho ideais e falta de plano de benefícios como gatilhos para pensar nessa mudança.
Ademais, novos interesses e busca por qualidade de vida e bem-estar também são fatores influenciadores no processo de transição de carreira. O mercado de tecnologia, por exemplo, em constante crescente, é um dos principais responsáveis por essa nova percepção, com possibilidades de atuação remota, ambientes de trabalho descontraídos, flexibilidade e relações abertas. Mas para mudar de carreira, o que é preciso fazer?
Seja em qualquer área ou nicho, é necessário estudar o mercado, planejar, pensar nas estratégias que farão o profissional a migrar de maneira segura, saber quais cursos devem ser feitos, buscar especializações, fazer networking, estar disposto a tentar novos horizontes e abraçar novas oportunidades dentro daquilo que se espera para o novo contexto.
Além da constante evidência do mercado, programas de capacitação e diversos cursos vem surgindo junto a grandes oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação, fazendo com que mais indivíduos busquem a especialização na área em busca de uma nova perspectiva de mercado. É importante também que as empresas estejam dispostas a abraçar os candidatos e colaboradores que passam por esse processo, orientando-os e dando oportunidades para o desenvolvimento dessas pessoas.
O processo de transição de carreira demanda estratégia, esforço e, acima de tudo, falta de medo de arriscar. A busca pela satisfação profissional motiva cada vez mais pessoas a buscarem seus sonhos de maneira destemida, permitindo-se transitar por novas possibilidades que podem resultar em prosperidade e desenvolvimento pessoal, sendo um bom plano para quem se reinventa e se renova com o mercado.
(Fonte: Mundo RH)